terça-feira, 31 de outubro de 2006

sábado, 28 de outubro de 2006

segunda-feira, 23 de outubro de 2006

Aguarelas originais em exposição

Hoje vi por acaso uma exposição das aguarelas originais de Rui Paes para o infantil livro Pipas de Massa (no original Lotsa de Casha) que foi escrito pela Madonna. Não sou grande adepta da colecção de livros que ela começou a escrever, nem deste ilustrador em particular, mas parece-me bem que a senhora se faça rodear de bons artistas e não sou de rejeitar a oportunidade de ver originais ao vivo. E o senhor, indenpendentemente de eu gostar do seu estilo ou não, lá que trabalha bem, trabalha! Está até dia 26 deste mês no Teatro Nacional São Carlos, em Lisboa. I saw today, by chance, the original watercolors from Rui Paes that make the children book Lotsa de Casha written by Madonna. I'm not a fan of her, neither of him, but its always good to see originals live. The exhibitions can be found in São Carlos Teather, in Lisbon, until 26th October.

Duas exposições na Gulbenkian

Humor e ilustração na colecção do Centro de Arte Moderna José Azeredo Perdigão. Retirado do site da Gulbenkian: Desde sempre, grandes artistas gostaram de estender o seu traço à interpretação mordaz do quotidiano urbano. Em torno da passagem do séc. XIX para o XX esta afirmação encontra exemplos abundantes. Portugal não constituiu uma excepção e alguns dos artistas que viriam a constituir o centro do nosso primeiro modernismo deram provas de virtuosismo e inspiração nas áreas da caricatura, do humor, do apontamento ilustrativo. É o caso de figuras como Cristiano Cruz, António Soares, Jorge Barradas e até o próprio Amadeo de Souza-Cardoso.
De 25 Julho 2006 a 29 Abril 2007
Das10h00 - 18h00
CAMJAP
Recebi da Fundação Calouste Gulbenkian este postalinho. No site diz: A exposição Mundos de Sonho apresenta uma selecção de quase cem gravuras japonesas, obras-primas da célebre colecção Robert O. Muller da Arthur M. Sackler Gallery, de Washington. Doada à Sackler Gallery, após a morte do coleccionador, em 2003, possui mais de quatro mil gravuras, documentando os modos como as qualidades expressivas e funções da gravura tradicional japonesa em madeira, se adaptaram aos desafios da modernidade em finais do século XIX e início do século XX.
A exposição contém alguns do mais notáveis exemplos de trabalhos dos artistas do shin hanga ou movimento “nova gravura”.
De 26 Outubro 2006 a 07 Janeiro 2007
das 10h00-18h00
Sala de Exposições Temporárias do Museu

o regresso


Um vizinho vem avisar que o pai está a caminho de casa. Mãe e filha preparam-se para a sua chegada.
"Enquanto se penteavam e vestiam uma à outra riam muito e batiam palmas de alegria."

E assim vai o meu conto. (Acreditem ou não, os fundos já estiveram bem piores ;0)

Para todas, un beijin (à oriental)

A Noite Passada


E aqui está a minha ilustração da Noite Passada. Eu peguei naquela parte que diz Por entre as algas teu cabelo boiava... e pode ser que ainda venha a dar aguarela!

domingo, 22 de outubro de 2006

A Noite Passada III


pipocaspipopcaspipocaspipocaspipocaspipocas......salgadas...doces...com manteiga...nao importa!!!
bonequinhos com olhos de mosca (....hih) que não sei quando irão passear no zoo da minha avestruz rabo-de-nuvem
.....com cor!!!!
Ao fim de dias e dias....
a senhora despassarada...mostra o passaroco companheiro desta estória de ilustrações...janelas....pincéis...lápis...sorrisos...Um rascunho da estória que escolhi..."A avestruz do zoo" escrita em conjunto, pela turma de meninos pequeninos da minha mamã...uma avestruz tresloucada que salta do zoo para o cinema...do cinema para o zoo.....quiçá um dia o céu...(só tem de perder uns quilitos...para ganhar uma aerodinâmicazita e poder voar!!!!!!!)

Na Noite Passada II (estudo)

A noite passada a minha amiga I.N.Sónia deu-me um empurrão quanto ao tema do blog para Novembro.
Mas se às 3 da manhã tudo parece ser boa ideia, no dia seguinte as dúvidas são mais que muitas.
Por isso pergunto-vos:
Estará a composição desequilibrada?
Deixo o fundo branco?
Devo dedicar-me à apanha do mexilhão?
Entretanto vou fazer uma arte-final para colorir...

sexta-feira, 20 de outubro de 2006

quinta-feira, 19 de outubro de 2006

Cursos de ilustração

Recebi um pedido de divulgação de cursos de ilustração que penso que será do acordo das restantes meninas desde blog, divulgar por aqui: Trata-se de mais um curso do Ar.Co. de Ilustração e Banda Desenhada, diurno e nocturno pós-laboral. Conta com a participação de ilustradores da nossa "praça", tais como André Letria, João Fazenda, Daniel Lima, Filipe Abraches, entre outros.

quarta-feira, 18 de outubro de 2006

Outubro - A noite passada

O espaço Janelas Grandes tem o prazer de anunciar que a partir da data corrente...um novo desafio será lançado mensalmente a todas as suas participantes, bem como a todos aqueles que nos visitam!
Ao longo de cada mês, serão apresentadas diferentes interpretações de um tema mensal, sugerido por uma das Meninas Letrias.
Coube-me a mim dar início a este novo ciclo, que espero que tenha chegado para durar!
A escolha não posso dizer que tenha sido difícil ... mas ainda assim, a vontade era a de colocar aqui muitas outras letras, deste e de outros autores portugueses, cujas frases/poemas/estórias parecem mesmo talhadas para o exercício da ilustração.
Assim... aqui fica o tema de Outubro ...

A Noite Passada - Sérgio Godinho

A noite passada acordei com o teu beijo
descias o Douro e eu fui esperar-te ao Tejo
vinhas numa barca que não vi passar
corri pela margem até à beira do mar
até que te vi num castelo de areia
cantavas "sou gaivota e fui sereia"
ri-me de ti "então porque não voas?"
e então tu olhaste
depois sorriste
abriste a janela e voaste

A noite passada fui passear no mar
a viola irmã cuidou de me arrastar
chegado ao mar alto abriu-se em dois o mundo
olhei para baixo dormias lá no fundo
faltou-me o pé senti que me afundava
por entre as algas teu cabelo boiava
a lua cheia escureceu nas águas
e então falámos
e então dissemos
aqui vivemos muitos anos

A noite passada um paredão ruiu
pela fresta aberta o meu peito fugiu
estavas do outro lado a tricotar janelas
vias-me em segredo ao debruçar-te nelas
cheguei-me a ti disse baixinho "olá",
toquei-te no ombro e a marca ficou lá
o sol inteiro caiu entre os montes
e então olhaste
depois sorriste
disseste "ainda bem que voltaste"


espero que vos traga inspiração ...vai daí...
Boas Ilustrações a todas!

Mascote?

Venho aqui apresentar-vos um bonequinho que fiz para o cartaz do Jantar do caloiro da Faculdade de Belas Artes. Como faço parte da AE cabe-me, por vezes, fazer estes trabalhinhos e já que não havia imagem específica para o cartaz...pimba!
Pensava que me iam bater, que estava a chamar bêbados aos mocinhos ou assim, mas eles gostaram muito e já disseram que o querem como mascote. Vão fazer Pins com o dito boneco e tudo! (oh, oh pra mim toda babada!)
Ao que parece querem mais com outras temáticas também (se vissem que foi um papel todo riscado a esferográfica que deu origem a isto...)
O problema é que o dito cujo não tem nome... Aceitam-se sugestões!



segunda-feira, 16 de outubro de 2006

A Princesa e a Ervilha: insónias em Bolonha

Ando de volta de novas versões da Princesa e a Ervilha para mandar dar uma voltinha a Bolonha... Esta não será uma delas, é só para apresentar o género a quem ainda não conhecia esta minha faceta da insónia personificada... adoro esta personagem!

Chuva!!!!

Depois da molha descomunal, de quase ter sido arrastada pelas furiosas águas das chuvas lisboetas, de ter chegado feita pinto à faculdade e de lá andar a deixar rasto por todo o lado tipo caracol e finalmente ter resolvido vir para casa para não ficar doente (mais ainda)...
...desatei a colar os canos que sobraram do curso e pronto... saiu isto!


Não tem nada a ver (eu sei!) e nem sei de onde veio a ideia... Atchiiiiiiiiiiim!!!

Pronto meninas, aqui fica um pequeno devaneio para fugir às carradas de trabalhos chatos que me atiraram para cima. Baaaah!

A Cidade de Despina





"De duas maneiras se chega a Despina: de navio ou de camelo. A cidade apresenta-se diferente a quem vem por terra e a quem vem por mar."

Por agora apenas o senhor do camelo começou a viagem, mas o de navio está quase a arrancar.

Bom e muito trabalho meninas.

sexta-feira, 13 de outubro de 2006

Segundo dia no Farol de Sonhos

Que dizer? AMEI :) Amei as pessoas, amei o ambiente.. Tudo empenhado em mostrar e a aprender sobre as experiências criativas dos outros. A organização e claro, o nosso mestre André (!) também, estão de PARABÉNS. AAAH Já tenho o meu livro!! É lindooo :) Chama-se Where Stars Rest http://www.formandcolours.com/9.html . Bem.. há muita coisa para contar... Mas fica para amanhã! ihihi

quinta-feira, 12 de outubro de 2006

Primeiro Dia no Farol de Sonhos

Este foi o primeiro dia.... :D Estou super contente, fui a um lugar recheado de pessoas com um interesse comum: o livro infantil. Começo por dizer que num só dia descobri Munique, Paris e Tóquio. ihihi Apaixonei-me pelo Book Castle, o nome carinhoso da Biblioteca Internacional para a Infância em Munique. E mais importante - se tal é possivel, a Directora Bárbara Scharioth falou na possibilidade de apresentarmos um projecto para uma estadia privilegiada no meio de tantos e maravilhos livros... Confesso que a senhora me TENTOU. Vou tentar informar-me. MAIIIIIIIIIIISSSS Ouvimos o João Paulo Cotrim que todos conhecemos.. e queremos sempre estar a par dos seus novos projectos. E por fim, o esperado WORKSHOP!! Ficamos a conhecer melhor o trabalho desenvolvido pela Associação Les Trois Ourses; e eu fico sempre triste quando vejo o que nós temos a aprender com os franceses... É um caminho muito longo! Mas guardo deste primeiro dia do encontro sobretudo o entusiasmo deste grupo de pessoas de aprender uns com os outros trocando experiências e olhares.
Ah... e já tenho um livro reservado que vou amanhã a correr pagar! ehehe

O Post número 24

Olá meninas!Este é O MEU PRIMEIRO POST!YEEEE Parabéns a você, na na na na na naaaa naaa!!Não deixei de reparar que este é o 24º post, o que me lembrou da minha condição de atrasada-em-relação-a-tudo, então decidi que ou é agora ou nunca mais bolas!
Pois aqui ficam então uns dos últimos desenvolvimentos do meu livro!Devo relembrar que isto ainda é rascunho, ou rascunho do rascunho, portanto se acharem 'rasca' é suposto!


Aqui está o Imperador sentado no seu magnífico trono de Jade
E agora um momento interactivo
Como se devem lembrar o meu livro tinha vários recortes incorporados, aqui fica um desses 'momentos' mais interessantes

imagem1


imagem2 (reparar no delicado folhear da página)

imagem3

Só agora que voltei a pegar nisto é que tive a noção das carradas de trabalho que ainda falta!Hoje quase que me saia fumo pelas orelhas!Mas o que vale é que é tudo feito com amor!


Recortes


Por inspiração de algumas das ilustrações que vi ontem no Farol de Sonhos, resolvi postar aqui uma experiencia minha antiga feita com recortes de revista sobre uma folha da revista espanhola El País. É o meu gato, Félix...
Yesterday i saw some interesting illustrations done with cutted paper in Farol de Sonhos exhibition . This is an old experience i made with magazine cutted paper (from a spanish magazine called El País). Its my cat, Felix...

quarta-feira, 11 de outubro de 2006

Kome a papa Joana...


É com grande pesar... que venho informar, que depois do final de tarde de hoje, nunca mais vou conseguir cantar da mesma forma aos sobrinhos o tão famoso ..."Joana come a papa!"
... pelo menos não com a mesma letra...
...não sem sorrir um pedacinho (com cara de parva, claro!)
e também não sem voltar a sentir a vergonha, pelo facto de o ter cantado ... um décibel acima do suposto, em local errado... hora errada!...
(... uma vergonha, bem sei... só espero que não tenha chegado a ter qualquer tipo de efeito...)

Facto, é que nunca mais voltarei a errar o nome do senhor ...

E já que estudava a guerra Sino-Japonesa ... achei que não seria de todo errado... - justificação de quem não está com vontade alguma...! - tentar mostrar por uma imagem (em formato não censurável, certo D.Cabeça-de-Ventuh !?!) a música que teima em não sair da cabeça!!!

Mas que fique claro...que a culpa é toda das restantes meninas!!!
Elas é que me obrigam a dizer estas coisas parvas...

Bjs muitos
(... suas monstraaaaaas!!!)

a espera


"Quatro meses esteve aquele homem ausente. A mulher ia contando as semanas e os dias um a um."

continuo às voltas com o meu conto e em luta com os fundos. ninguém disse que isto era fácil. mas também não daria nem metade do gozo se fosse. criticas e ajudas serão mais que bem-vindas

terça-feira, 10 de outubro de 2006

1...2...3...4...5...6...7...8...(hum...e depois do oitooooo?!...)


hoje venho até aqui...demonstrar a minha preocupação!...
é verdade!
ou a minha matemática anda muito pelas ruas da amargura - situação bastante provável, é facto! - ou ... FALTA AQUI ALGUÉM!!!!

por favor meninas ... ajudem a Maria :

eu ainda sei contar até 14... não sei?!


(e como tenho medo... que caso não coloque qualquer tipo de imagem anexada aqui ... corra riscos de ser excomungada ... tomem lá a minha ilustração da situação grave que se nos apresenta!!!)

E não perguntem o que se passou ali em cima... porque não faço a menor ideia...
e sintam-se à vontade para resolver este problema... quando bem entenderem!...

Bologna Children's Book Fair

Caríssimas meninas e restantes leitores: Venho deixar aqui um desafio.
A Feira do Livro Infantil de Bolonha é um dos grandes acontecimentos anuais dentro desta temática que reúne ilustradores, editoras, agentes e outros interessados! Este ano, uma vez mais, prepara-se a feira de 2007, e os deadlines para as inscrições já estão a ficar apertados... Temos até dia 31 Outubro 2006 para mandar os trabalhos.
-A participação é gratuita (sendo que só se paga para enviar os trabalhos)
-Eles pedem um número fixo de cinco ilustrações (publicadas ou não)
-Os selecionados ganham um passe para participar e visitar a feira
Vejam os links:
Toca a desenhar!

domingo, 8 de outubro de 2006

dia da preguiça


Hoje dediquei me a preguiça plena.. Nada de trabalhos para a faculdade, nada de ilustrações, apenas os meus pensamentos e umas leitura de um livrinho acabado de comprar na FNAC, "How to be a graphic designer without losing your soul" de Adrian Shaughnessy.. E claro, uma companhia deliciosa... o MAR.

janelas GRAAAAANDES com um vista.. a perder de vista! :p




Ola!!
Quero partilhar com o mundo esta fotografia lindissima que a Cristina nos enviou :)
Talvez compreendam melhor... As JANELASGRANDES.

Malvado crocodilo problemático!!!


Esta era a minha cena preferida do Scaryboard...mas acabaria por ser censurada...
Vai daí...

... nunca mais consegui encarar o crocodilo da mesma forma!


Pronto... era só para partilhar...

sábado, 7 de outubro de 2006

Sinais do Outono

Um pequeno detalhe do que me tem inspirado ultimamente: o Outono..., os frutos, as cores, os cheiros, etc.
Estou desejosa de experimentar as técnicas abordadas

no workshop mas, para já, só há tempo para caneta, ecoline e algumas colagens.

Continuem o bom trabalho meninas!

sexta-feira, 6 de outubro de 2006

para que não digam que não participo...snifffff...:(

E como para todas as histórias existem pelo menos duas versões ( sendo porém que no nosso caso devem existir entre 14 ou 15!!!)... eu decidi por maioria e consenso (entre mim e ...eu!) reconstituir aqui a verdade dos factos!!! é isso mesmo ... a - minha! - verdadeira versão de como tudo se passou!
... mas antes... há que lembrar - e avisar!- que eu sou mais menina de história ..., tá?! (bem... neste caso ... de estórias!!!)

Aqui vai então a minha visão de como tudo realmente aconteceu ...



14 Estrelinhas cintilavam descoordenadas num espaço imenso ...



Um dia juntaram-se numa mesma sala, partilhando ideias, sonhos e emoções...

E as 14 Estrelinhas que outrora piscavam separadamente, uniram-se numa só Luz ...


...e o seu Brilho era agora tão forte ... que todas juntas, cheias de vontades e esperanças ...



... conseguiram abrir as Janelas Grandes do Universo!

FIM???!

Não! Nada disso ... Nem pensar!!!

Isto foi apenas o princípio ... o resto, será realmente História!!!

:)

Monday morning in a pig's life*

De volta dos porcos ando eu... e feliz! Este linóleo é que me está a atraiçoar, recusa-se a pegar na tinta preta... A ver vamos! (to be continued)
*Segunda feira de manhã na vida de um porco

Porca Com Lacinhos Vermelhos/ Red Ribbon Female Pig

Este é das minhas ultimas impressões de linóleo, para experimentar usar diferente layers e tentar que eles se sobreponham todos como deve ser! Rendo-me aos porcos, que são, depois dos gatos, dos melhores modelos!


Encarregaram-me de testemunhar aqui a noticia bonita da bela da ANITA...parece o destino todo cor-de-rosa a funcionar...aqui vai ela:
a famosa ANITA faz 50anos (quem diria...tão mimosa que ela parece) e diz-se por aí que vai haver uma EXPOSIÇÃO COMEMORATIVA do seu aniversário no COLOMBO (praça central)de 3 a 15 de outubro!!!! com um extra... o lançamento do tão esperado (?) ANITA E OS FANTASMAS com a participação do famosissimo Marcel Marcier ...nem mais nem menos que...o PAI DA ANITA!
Em maré de exposiçoes, fica aqui uma proposta cor-de-rosamente aconselhada pelas meninas letria!!
(pronto....se não me levarem a sério...pensem nesta noticia como uma pausa para uma risadita simpática...)

(nao parece tao agressiva a anitita a aterrorizar os bichitos taditos)

quinta-feira, 5 de outubro de 2006

O Acendedor da Lua

Acendedor da Lua (acrílico sobre tela)

Todas as noites há um ritual repetido nas Colinas Verdes.

O Acendedor da Lua sobe ao monte mais alto, olha para o céu, afaga as suas longas barbas brancas, olha em volta para se certificar que não há nenhum olhar curioso, estica-se e acende a Lua.

terça-feira, 3 de outubro de 2006

Rascunhos de Cartão


Escrevinho isto na minha oficina, numa folgazinha de trabalho (enquanto oiço um saudoso Bob Marley), num pedaço de cartão que por aqui encontrei. E isto tudo porque estava aqui trabalhando, pensando e lembrando(como uma boa alentejana) das meninas e do professorinho.
E como é a primeira vez que escrevo no blog, tenho o direito total e absoluto de ser lamechas, o quanto quiser. Anita mesmo.

As saudades são muitas e apertam, saudades de todos e de tudo, daquelas janelas grandes onde avistávamos o Tejo, dos olhares de descoberta e curiosidade que lançávamos uns aos outros.
Mas é uma saudade especial, á pois é. É inspiradora, e muito, é uma espécie de catalizador para a criatividade, e espero que não acabe nunca.

Agora o que se espera é muito trabalho, post, post, post e muitos comentários, construtivos e lamechas também se aceitam.

Pois como diria a nossa Maria Arroz, primeiro este blog, a seguir o MUNDO.

A imagem é a minha contribuição para o livrinho Meninas Letrias.

Exposição de Ilustração - Magic Pencil

Está neste momento a decorrer uma exposição de ilustração infantil no Centro Cultural de Belém. Começou dia 27 de Setembro e ficará patente até 31 de Outubro. Chama-se Magic Pencil e a apresentação diz assim:
O Magic Pencil é uma exposição do British Council com ilustrações de autores britânicos seleccionadas por Quentin Blake, ilustrador e vencedor do primeiro prémio Children’s Laureate. A exposição, organizada pelo British Council em parceria com o Centro Cultural de Belém, revela como os ilustradores actuais reflectem as inquietações contemporâneas com originalidade e força. Treze ilustradores fazem parte desta exposição. Muitos deles de renome, outros representam novas e diferentes formas de abordagem à ilustração de livros. Na inauguração vão estar presentes os artistas Sara Fanelli, John Burningham e a contadora de histórias Elly Stuart
The British Council is hosting an Illustration Exhibition called Magic Pencil, in Lisbon, in Centro Cultural de Belém (linked above). The presentation says: The Magic Pencil is a British Council touring exhibition of illustrations selected by Quentin Blake, the distinguished children's author, illustrator and first Children's Laureate. The UK has a celebrated history of innovative book design and illustration.
The exhibition shows how today's illustrators reflect contemporary concerns with originality and force. Thirteen illustrators are included in the exhibition. Many are well known, others represent new and varied ways of approaching book illustration.

acabou-se a preguiça


bom dia! estou a acordar para a net depois de 2 semanas inteirinhas na preguiça digital :o)))
que bom que se abre esta janela
cá estou eu a espreitar
beijos a todas
cristina

segunda-feira, 2 de outubro de 2006

tranquilo

Canos e Mimos!


Olá, eu sou a Joana e pertenço às Meninas Letrias (por vezes Anitas) :P
Bem, achei que o meu primeiro post devia ser com esta imagem, a minha contribuição para o pequeno livrinho, carregado de mimos e com aroma a Licor de Café.

Se calhar é melhor começar pelo princípio...
...14 meninas inscreveram-se para um curso de Verão de Ilustração Infantil. Não se conheciam nem sabiam muito bem o que dizer e ficaram caladinhas, e ouviram o professor com muita atenção, para aprenderem e absorverem todas as coisas de que falava.

Começámos a partilhar livros, fomo-nos conhecendo, apresentámo-nos... éramos todas diferentes, de lugares diferentes, de cursos diferentes e trabalhos diferentes. Mas se estávamos todas ali era porque tinhamos alguma coisa em comum e vontade de saber mais sobre ilustração.

A verdade é que foram apenas 8 tardes que passámos naquela sala de Janelas Grandes, com vista para o Rio e de ambiente morno.. Fomo-nos soltando, conversando, partilhando as ideias e a crescente admiração pelo nosso professorinho. E decidimos que, se as nossas ligações eram tão importantes, não podiamos sair dali cada um para o seu lado (os amigos mantêm-se em contacto, mesmo que tenham de estar longe, certo?)
Ok...nós sabemos e admitimos: Somos lamechas e gajas e Anitas (sim, aquela do livro..) e tudo! Mas é mesmo assim!

Resolvemos que nos podíamos juntar ( às escondidas..hehe!) e oferecer uma prenda feita por nós ao nosso André, para ficar com um bocadinho de cada uma, para lhe mostrarmos o quanto foi importante e enriquecedor termo-nos conhecido e partilhado estas experiencias... Já que éramos tímidas demais para lho dizer...
Cada uma escreveu uma frase que no conjunto deu uma história (que não vale a pena tentar entender), sorteámos as frases e ilustrámos a que nos calhou.
O resultado só o André pode comentar... mas pela reacção ;) acho que valeu a pena o esforço!

O último dia foi recheado de planos, de combinações para jantares e trocas de ilustrações e idas a exposições. Teve petisco, conversa, fotografias e sabor a Licor de Café caseiro...

Capuchinho Vermelho



Estas são três das minhas mais recentes impressões do linóleo do Capuchinho Vermelho. São apenas variações do mesmo, usando cores e papeis diferentes... Usei sempre tintas para linoleo à base de água (que facilitam a limpeza e não cheiram tão mal), mais concretamente de três marcas diferentes (não é muito fácil encontrar variedade de cores por Lisboa):
-Aqua Linoldruck wasserfarbe, da Schmincke
-Linograph, da Ferragio
-Blockprint, da Royal Talens
Estou com vontade de continuar a escavar linoleos, só uma ameaça de tendinite no meu braço direito me anda a fazer recuar... Esperemos que não se instale!