segunda-feira, 23 de outubro de 2006

Duas exposições na Gulbenkian

Humor e ilustração na colecção do Centro de Arte Moderna José Azeredo Perdigão. Retirado do site da Gulbenkian: Desde sempre, grandes artistas gostaram de estender o seu traço à interpretação mordaz do quotidiano urbano. Em torno da passagem do séc. XIX para o XX esta afirmação encontra exemplos abundantes. Portugal não constituiu uma excepção e alguns dos artistas que viriam a constituir o centro do nosso primeiro modernismo deram provas de virtuosismo e inspiração nas áreas da caricatura, do humor, do apontamento ilustrativo. É o caso de figuras como Cristiano Cruz, António Soares, Jorge Barradas e até o próprio Amadeo de Souza-Cardoso.
De 25 Julho 2006 a 29 Abril 2007
Das10h00 - 18h00
CAMJAP
Recebi da Fundação Calouste Gulbenkian este postalinho. No site diz: A exposição Mundos de Sonho apresenta uma selecção de quase cem gravuras japonesas, obras-primas da célebre colecção Robert O. Muller da Arthur M. Sackler Gallery, de Washington. Doada à Sackler Gallery, após a morte do coleccionador, em 2003, possui mais de quatro mil gravuras, documentando os modos como as qualidades expressivas e funções da gravura tradicional japonesa em madeira, se adaptaram aos desafios da modernidade em finais do século XIX e início do século XX.
A exposição contém alguns do mais notáveis exemplos de trabalhos dos artistas do shin hanga ou movimento “nova gravura”.
De 26 Outubro 2006 a 07 Janeiro 2007
das 10h00-18h00
Sala de Exposições Temporárias do Museu

4 comentários:

  1. obrigada pela dica. vai ser boa inspiração para o meu conto oriental. :0) e o engraçado é que a imagem se parece com o que escolhi para ilustrar "a espera"... hummm, estou no caminho certo, digo eu :0)))

    ResponderEliminar
  2. Meu deus!! Não se pode descansar uns dias... Vocês não param!! Beijinhos e Bom trabalho!! Também tenho por aqui umas coisinhas... ;)

    ResponderEliminar
  3. Quero muito ir ver as gravuras japonesas!! Não posso deixar passar... Mas vejo que ainda tenho tempo.

    ResponderEliminar
  4. De certo que deve ser extremamente interessante. Não a vou perder.

    ResponderEliminar